terça-feira, 2 de março de 2010

Centro De Excelência Do Basquete No PARANÁ

O Governo do Paraná, através da Federação Paranaense de basquetebol, lançou recentemente um projeto chamado CENTRO DE EXCELÊNCIA DO BASQUETE - é um projeto de escolinhas da modalidade idealizado por Hortência Marcari, gerenciado pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB) e patrocinado pela Unimed Curitiba - realizado em parceria com as prefeituras, nos moldes daquele que participamos no final da década de 80, que formou grandes atletas como Pedro Paduan, jaqueline, toquinho, Adriano, Alessandro entre tantos outros.

O Centro de Excelência do Basquete no Paraná é coordenado pela ex-jogadora de basquetebol e diretora do Departamento de Basquete Feminino da CBB, Hortência Marcari.

Além de descobrir novos talentos, a implantação dos núcleos esportivos conta com a participação da população. Um dos objetivos é o envolvimento da comunidade local, contribuindo para a solução dos principais problemas do município.
Os núcleos incentivam os jovens a desenvolver aptidões esportivas e com isso ficar longe das ruas, da marginalidade e das drogas.

De acordo com Hortência, a intenção é disseminar o máximo possível o trabalho dos Centros de Excelência para que todas as crianças paranaenses tenham a oportunidade de participar do projeto.

Hoje, existem 13 núcleos nas cidades de Curitiba, Campina, Castro, Cambé, Chopinzinho, Jacarezinho, Astorga, Toledo, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Pato Branco, Palmas, além da sede do Centro de Excelência, que fica em São José dos Pinhais.

"O programa integra o esporte com a educação, pois as crianças que participam dos núcleos têm a obrigação de freqüentar as escolas. Com os Centros de Excelência do Basquete estamos criando vários incentivos para que as crianças, além de se sentirem mais motivadas para ficar na escola, pratiquem uma atividade esportiva", lembra a campeã e coordenadora do programa, Hortência Marcari.

http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=10&newcod=617

O presidente da Federação Paranaense de Basquete, Amarildo Rosa, falou sobre a trajetória do programa em Campina e lembrou o diferencial da cidade. “Enquanto os outros municípios foram procurados pelo programa, Campina foi atrás. E, por isso, já saiu na frente. Esse interesse por parte da Prefeitura é muito importante”.
http://www.jornaldecolombo.com.br/novo/ver.php?id=942&grupo=6

Astorga terá projeto social no basquete

Fabiana Fogari

O presidente da Federação Paranaense de Basquete, Amarildo Rosa, visitou o prefeito Bega e apresentou o projeto de inclusão social

O presidente da Federação Paranaense de Basquete, Amarildo Rosa, visitou o prefeito Bega e apresentou o projeto de inclusão social

Uma vez aprovado o Centro de Excelência terá a participação da rainha Hortência

O presidente da Federação Paranaense de Basquetebol, Amarildo Rosa, esteve em Astorga para visitar o prefeito Bega. O encontro foi acompanhado pelo diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Marcelo Candalaft, pelo presidente e vice da Liga Noroeste de Basquetebol, Rogério Martins, Márcio Ruziska e pelo instrutor Elvis Edson de Carvalho. Na oportunidade, Amarildo Rosa, apresentou ao prefeito o Projeto Centro de Excelência do Basquetebol. A proposta é oferecer escolinha de basquete para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em contra-turno escolar. De acordo com Amarildo Rosa, o Centro de Excelência não visa apenas o esporte como profissão, e sim como crescimento pessoal e formação do caráter dos jovens.
Para ser implantado, o projeto depende de patrocínio. Para isso, foi apresentado à UNIMED, uma vez aprovado será implantado em Maringá, Astorga, Sarandi e Engenheiro Beltrão. “Indicamos Astorga devido à tradição do basquete e o bom desempenho dos atletas do município”, diz Amarildo. O presidente da FPRB explicou que o desenvolvimento do trabalho é acompanhado por Hortência Marcari, uma das melhores atletas de basquete do país. “Hortência é a madrinha desse projeto. A participação dela é efetiva. Vemos isto como forma de incentivo para crianças”, afirma.
Todo trabalho é realizado através de parceria da Federação Paranaense de Basquetebol, UNIMED e prefeitura. De acordo com o projeto, o patrocínio de materiais de treino é feito pela UNIMED. O município oferece o espaço físico para desenvolvimento das atividades e a federação acompanha o desenvolvimento e resultados obtidos.
O prefeito Bega disse que a administração está aberta ao esporte. “Vamos dar todo suporte necessário para que este projeto seja realidade no município.”
O presidente da federação, Amarildo Rosa, mostrou-se satisfeito com a receptividade do prefeito e interesse pelo esporte. “Tenho certeza que Astorga ainda irá se destacar muito no basquete nacional”, concluiu.

http://www.astorga.pr.gov.br/imprensa/noticia.php?id_artigo=201

Quando criei este blog tive a intenção de mostrar que Porecatu sempre teve um bom Basquete e que está acabando por falta de apoio e também de um projeto. Pois aqui está um bom projeto e cabe apenas o interesse do prefeito e de nossos vereadores, como foi o caso dos prefeitos de Campina e Astorga.

Os links estão anexos, caso queiram comprovar as reportagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário