domingo, 14 de fevereiro de 2010

Será que um dia teremos um projeto desses de volta ??

1978 foi um ano de glória para o basquetebol de Porecatu, iniciava ali uma história que daria certo, depois de muita luta, trabalho e duros treinos, as primeiras glórias começaram a surgir.

Quando veio de São Carlos para Porecatu, o professor Alcides Soller Jr., encontrou em Porecatu um lugar para residir e pôr em prática tudo o que havia aprendido na faculdade, apostou e deu certo. Vale lembrar que muitos contribuíram para formação de atletas durante todos esses anos, tais como:


- Nivaldo Baxhix; - Idelfonso do Amaral; - Marcos Moraes (Nosso saudoso amigo); -Márcio Constantino; - Cida Lima; -Fátima Bazzoni; Morgana Claudia; - Ronald Dautte Merizio e Eduardo Gusmão Neto.



Veremos um relatório Especial feito em 1978,

- A equipe de trabalho;

- Os nomes dos atletas que estiveram presentes em 1978;

- A preparação para a temporada;

- Os jogos e seus resultados;

- Os Títulos de 1978 e

- Um Resumo Geral da Temporada,

Tudo isso para mostrar a população de Porecatu que o Basquete estava ali para ficar - (Se não fosse é claro, pela falta de vontade de alguns políticos, que insistem em acreditar que o esporte não tem retorno e que infelizmente deixaram tudo isso de lado. Tem até político que inclusive jogou basquete e não faz NADA, como havia prometido... o que é uma pena. Ainda temos esperança que alguém possa ajudar, seja com trabalho, investimento, um projeto ou até mesmo um pouquinho de cada comércio para que a luta e perseverança de pessoas como Eduardo Gusmão dos Anjos – o Neto – possa continuar com mais tranqüilidade, para as crianças de Porecatu).

Pois bem, fiz questão de escanear todo o livro, pois trata-se de uma raridade, um trabalho a ser seguido (Clique nas páginas, do relatório, para ampliar).

Porecatu, o que fazer para termos de volta um esporte, feito com apoio e dedicação dos nossos governantes ?? Temos material humano dos bons, sempre foi assim... amor ao basquete ?? basta ver a nossa história, essas fotos aqui no Blog... O que precisamos é apenas de uma chance, de um apoio, de um projeto e de vontade dos prefeitos e vereadores de nossa cidade.

O esporte sempre ajudou a educar, disciplinar e como diz o item b da Preparação para a temporada, neste documento, "A sinceridade deve existir em qualquer setor de atividade humana, principalmente em se tratando de esporte amador, o que sempre ocorreu em Porecatu. Dessa sinceridade nasce a amizade, consequentemente todos aqueles que lutam por um mesmo ideal, tem um bom relacionamento, principio primordial para a realização de qualquer trabalho."

Quem sabe, com a vontade e a luta de nossos políticos teremos de volta não só o nosso basquete, mas o Volei, o Handebol, o Futsal, os JAMPs, os JOINPOs...

5 comentários:

  1. Grande Professor Soller, ele que engrandeceu o Basquete em Porecatu. Osni Tomé.

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos àqueles que eu vestia a camisa de Porecatú no comando do Mestre Soller para disputar partidas memoráveis – com o ginásio lotado - e conquistar títulos inesquecíveis com os meus grandes amigos e companheiros de equipe. Saudade de todos.
    Carlos Tavian (Carlão)

    ResponderExcluir
  3. Roni,
    Somente hoje descobri esse trabalho... Que sensação maravilhosa rever essas fotos, relembrar os grandes momentos do basquete de Porecatu.
    Só peço que corrija uma coisa: o flogão porecatuhistorica é do velho Cebola...rsrs vc colocou em meu nome.
    No mais, é nota 1000.
    Lembranças a todos nossos amigos basqueteiros, de nosso tempo e os mais novos. E quero ainda contar que tenho a satisfação de ter um seguidor nesse gosto. Meu filho mais novo é um apaixonado pelo nosso basquete.
    Abraços

    Tuta

    ResponderExcluir
  4. Rubens Luis Lanowyk Lima26 de novembro de 2013 às 10:33

    Alcides Soller Junior ....Vc FOI O CARA... Somente quem teve o privilégio de poder treinar com vc pode dizer isto.... Nos seus mais altos gritos as vezes ou nos seus choros emocionados após jogos inesquecíveis.... Nossa lembrança fica para sempre....Exemplo de professor, treinador e amigo... Grande saudades destes tempos... Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. LEMBRO BEM...PROFESSOR SOLER...JUNTAMENTO COMIGO (ZINHO), FIZEMOS UM PROJETO DE LEVANTAR E TIRAR O HANDBOOL DO OSTRACISMO...NESTE PROJETO..SOLLER ME DEU A DIGNIDADE DESTA FUNÇÃO... DAI FUI E FIZ...RECUPERI O HANDBOOL.TROUXE E FORMEI DIVERSOS ATLETAS... QUE ATE ENTÃO SO SABIAM JPOGAR FUTEL... COMO EXEMPLO ELIAS URIAS... TUDO QUE APRENDEU NO HANDBOOL EU LHE ENSINEI...CONVCIDEI ELE NO CINEMA PRA TREINAR COM NOSSO PEQUENO TIME..NÃO SABIA JOGAR COCO NUMA TRAVE DE GOOL...HAHAHAH....DURANTE ANOS VEIO APREENDENDO E CRESCENDO...MAS FORAM MUITOS QUE EU FIZ DENTRO DO HANDBOOL, MUITOS TORNEIOS...MUITOS CAMPEONATOS...SEMPRE CRESCENDO O HANDBOOL. VICE CAMPE3ÃO PARANAENSO COM PROF SOLLER...E OUTRAS MAIS CONQUISTAS...FIZ UM BELO TRABALHO ...NÃO ESQUECENDO PROPFESSOR ZANOLO, E DESTE TRABALHO SÓ TENHO LEMBRANÇAS...AGRADECIMENTOS DE MINHA CIDADE...KKKK...NEM LEMBRADO SOMOS... PARABENS PORECATU ...

    ResponderExcluir